quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Plano de aula - nº 2 - Prisma Hexagonal

Plano de aula - 02/2011 – Construção de Prisma Hexagonal
Ensino Fundamental - 6ªs series (5º ano) – (02 aulas)
Atividade Prática:
Construção de um Prisma Hexagonal, por meio da técnica do Origami (dobradura de papel)

Assuntos abordados: 
Divisão de Números Fracionários; Geometria:  Paralelismo, ângulos elementares, elementos que compõem  uma figura sólida (vértices, arestas, faces)

Objetivo:
Formalizar por meio de atividade prática conceito sobre Divisão fracionária (divisão em partes iguais por 2, 4, 8, 16; observando a equivalência entre estes valores em relação ao “todo”(divisão de uma folha de papel color set em partes iguais); consolidar conceitos geométricos primitivos e desenvolvimento da visão espacial por meio da construção do prisma hexagonal, bem como a aplicação e fixação da idéia de paralelismo e ângulos elementares.

Estratégia:  
Construção por meio da técnica de Origami de um prisma Hexagonal, envolvendo desde a primeira dobradura conceitos sobre número fracionário geometria plana e espacial.

Material:
Uma folha de papel color set.

Variações:
Para o Ensino Médio, esta atividade deverá abordar o cálculo de área e volume de figuras planas e espaciais respectivamente.


Esta construção pode transformar-se em uma “linda embalagem de presentes” despertando, no aluno, interesse e a criatividade para descobrir novas habilidades e construções



Nenhum comentário:

Postar um comentário